Correção do circuito WAIT no TK85
Por Kelly Abrantes Murta - Zeddy-Br
11 de Agosto de 2010

Durante a implementação do CHR$128 em meu TK85 eu aproveitei para fazer uma pequena modificação que, devido à sua simplicidade, já a algum tempo eu desejava experimentar. Trata-se da correção do circuito WAIT proposta pelo Wilf Rigter em seu artigo "Improved ZX81 WAIT Circuit" e que pode ser igualmente implementado no TK85, como veremos a seguir.

Para mensurar o desempenho do TK antes e após a adaptação, usei o programa ClckFreq distribuído com o emulador Xtender. Veja a seguir os resultados obtidos





Aqui duas coisas chamam a atenção: a primeira é o incremento na performance do TK85 proporcionado pelo novo circuito WAIT, que passa a ficar
10,27% mais rápido. A segunda é a diferença de performance em relação ao ZX81 na versão 50Hz, em que o TK é quase 50% mais lento.

Passemos ao passo-a-passo da modificação. Quem quiser se aprofundar, sugiro ler o artigo do Wilf que está muito bem detalhado.

Material necessário:
A foto a seguir mostra a localização dos componentes do circuito WAIT no TK85. Primeiro dessolde o terminal de R16 conforme indicado na foto e solde-o no ponto GND usando um pedaço de fio para fazer a extensão. Solde o coletor de T1 à base do transistor PNP, depois solde o coletor do trasistor PNP à base de T1. A seguir, o emissor do transistor PNP deve ser soldado a um dos terminais do resistor de 5K6; solde o outro terminal ao terminal de R17 identificado como Vcc na foto abaixo, e está concluída a modificação.






Dica: A parte mais chata é soldar os terminais dos transistores devido ao pouco espaço em volta de T1. Para facilitar um pouco recomendo retirar a CPU do seu soquete, isso dará mais espaço para o ferro de solda e facilitará um pouco as coisas.

Veja o resultado final:





Free Web Hosting